Blogroll

23 de abr. de 2009

Tulipa de Ouro 2009: Melhor Fotografia

Seria impossível falar de Sangue Negro sem citar sua precisa fotografia. Robert Ellswitt (ASC) nos põe frente a uma fotografia esplendorosa. Se pararmos para observar somente um minuto do trabalho de Ellswiit, não demora para notarmos algo hipnótico, talvez a fotografia influencia bastante a obra-prima do ano. Talvez não, isso é fato. Sou do time que acha Sangue Negro uma obra rara no cinema contemporâneo. Um espetáculo visual magistral.

Demais Indicados [em ordem alfabética]:
Desejo e Reparação, Seamus McGarvey
O Escafandro e a Borboleta, Janusz Kaminski
Não Estou Lá, Edward Lachman
Onde os Fracos Não Têm Vez, Roger Deakins

5 comentários:

  1. Acho que um dos grandes filmes do ano passado, "O Escafandro e Borboleta" surpreende como nenhum outro neste quesito - então meu prêmio vai para Janusz Kaminski.

    Sobre "Closer", infelizmente ele não está no meu Top 20, Rafa. Mas há dois filmes do Mike Nichols (um entre os 20 e um entre os 10).

    "Pulp Fiction" já apareceu na posição 94 (não me apedreje!).

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho um cumulo, todos premiares esse filme, principalmente nessa categoria! Absurdo - Desejo & Reparação é a coisa mais perfeita do mundo ... O Escafandro e a Borboleta também é bem melhor!


    Abraço Rafa!

    ResponderExcluir
  3. Weiner, achei fantástica a fotografia de "O Escafandro e a Borboleta", (ele foi indicado). Mas realmente, prefiro "Sangue Negro" nessa categoria. Ah, e tendo Mike Nichols em sua lista eu já fico satisfeito, mas "Closer" merecia um reconhecimento... Agora que me lembro que vi "Pulp Fiction" nessa possição e não tinha gostado, mas o que que posso fazer? rsrsrs.

    Cleber, a fotografia de "Sangue Negro", para mim é indiscutível. Mas entendo a preferência por "Desejo e Reparação" e "O Escafandro e a Borboleta".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meu vencedor nem está entre os seus indicados - Ensaio Sobre a Cegueira. Não vejo nada demais na fotografia de "Sangue Negro" e achei bem estranho ter vencido o Oscar. Acho que "O Escafandro e a Borboleta" surpreende bem mais nesse quesito.

    ResponderExcluir
  5. Excelentes escolhas. Faltou mesmo só "Cegueira". Tenho dúvidas quando ao meu vencedor ainda...

    Ciao!

    ResponderExcluir

Dê sugestões, idéias, fale sobre a postagem, critique. 1ª visita? Deixe seu nome, cidade e idade! Evite comentários anônimos, ofensivos ou spam. Se for sobre o filme, evite spoiler para que nenhum outro leitor veja acidentalmente. Assim que ler, responderei e publicarei aqui. Volte para ver a resposta. Obrigado pela Visita!