Blogroll

12 de jun. de 2008

As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian (2008)



Muitos se incomodaram com o resultado de As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa, não apenas pelo fato de ser totalmente infantil, mas o diretor não conseguiu fazer um bom trabalho utilizando a obra que C. S. Lewis. Não há muito do que reclamar, os livros da série são destinados ao público infantil, não? A questão é que as crianças que gostaram do primeiro longa cresceram nos três anos que passaram para produzir a seqüência e com certeza amadureceram, mesmo que tivessem cinco anos e agora oito. As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian poderia ser melhor. Poderia...

Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia estão de volta em uma nova aventura no mundo mágico. Um ano depois dos acontecimentos de o primeiro filme, os reis e rainhas de Nárnia se vêem de volta ao longínquo e maravilhoso reino e descobrem que mais de 1.300 anos “narnianos” se passaram. Durante sua ausência, a Era de Ouro de Nárnia foi extinta, Nárnia foi conquistada pelos Telmarinos e agora está sob o domínio do maligno rei Miraz, que governa impiedoso a terra. As quatro crianças logo encontram um novo e intrigante personagem: o herdeiro legítimo do trono de Nárnia, o jovem Príncipe Caspian, que foi forçado a ficar escondido enquanto seu tio Miraz planeja matá-lo para dar o trono a seu filho recém-nascido.

Com a ajuda de um anão, de um corajoso rato falante chamado Reepicheep, de um texugo chamado Trufflehunter e do Duende Negro, Nikabrik, os narnianos, liderados pelos poderosos cavaleiros Pedro e Caspian, embarcam em uma fantástica jornada para encontrar Aslan, retirar Nárnia do domínio tirânico de Miraz e restaurar a magia e a glória da terra. É certo que o uso excessivo de criaturas mágicas empobrece a história, isto é fato! O filme chega a ser melhor do que o anterior, porém possui seus erros. E onde ele mais peca é, sem dúvida, no roteiro, que falha em diversos pontos que nem precisa ficar muito atento para perceber. O fato do leão Aslan aparecer quase no final do filme, é o mais absurdo. Não há explicação de seu sumiço!

Os atores que interpretam os quatro irmãos Pevensie não são, digamos, profissionais. O melhorzinho é William Moseley, o Pedro, que faz muito bem a cena da luta com o rei Miraz. Ben Barnes, o príncipe Caspian, (visto como o novo galãnzinho aí fora) faz sua parte, mas não chega a fazer merecer o título do filme. O principal destaque é realmente Aslan, que só aparece no final do filme. As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian é um bom pipocão, com efeitos magníficos, cenários gigantescos e ricos. Mas faltou roteiro, faltou direção de Andrew Adamson. Dá até pra engolir suas duas horas de duração. Eu não esperava muito mesmo.

6 comentários:

  1. um gostei muito do seu blog.
    será que esse filme ´´e bom??
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. nossa,eu adoro ests filmes epicos,

    quero ve lo ja


    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Legal o seu blog, Rafael!
    Quanto ao Nárnia eu gostei mais que o primeiro filme. E os filmes não fazem jus aos livros justamente por empobrecerem a trama com infantilismos. As histórias de C.S. Lewis não poupam as crianças de sofrimento e de perdas (algo que foi melhor representado no segundo filme). É uma história infantil, mas nem por isso tem que ser boba.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. eu moro em campinas e tenho 8 anos eu amei esse filme mas eu fiquei muito triste porque o pedro e a susana não vão mais participar do fime mais fora disso achei o filme um massimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Li todos os livrinhos do Narnia, mas ainda não tive oportunidade de ver a sequencia cinematográfica, e também esse foi um dos livros que menos gostei!! Há uma grande ansiedade para o terceiro longa que será do livro A Viagem do Peregrino da Alvorada, que é fantástico!

    ResponderExcluir
  6. LAIZA-UBERLANDIA-13ANOS-eu AMEI esse filme é o MELHOR filme da minha vida
    so axei triste pq o acabou tomara que tenha um proxi o filme pq é muito bom e melhor ainda sao os livros !eu amo esse filme mais que a minha mae de tanto que ele é bom!♥♥♥♥

    ResponderExcluir

Dê sugestões, idéias, fale sobre a postagem, critique. 1ª visita? Deixe seu nome, cidade e idade! Evite comentários anônimos, ofensivos ou spam. Se for sobre o filme, evite spoiler para que nenhum outro leitor veja acidentalmente. Assim que ler, responderei e publicarei aqui. Volte para ver a resposta. Obrigado pela Visita!