Blogroll

24 de jul. de 2008

Sob Efeito: Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)


Um momento que eu vou procurar minha cabeça. Pronto! Antes de tudo quero dizer que se você acha que já viu muito do filme pela internet ou por outras fontes devo contá-lo que você está errado. A campanha de divulgação do filme foi muito bem bolada pela Warner: pôsters fantásticos e trailers de dar arrepios. Mas a mais bem bolada com certeza foi a do site Why So Serious com campanhas inteligentes desafiando a capacidade dos fãs.

No filme, após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado comandado pelo Coringa (Heath Ledger).

Mais sombrio do que Batman Begins esse filme faz jus ao título que carrega. E se você pensa que o filme é só Coringa está enganado. O Batman aparece quando deve e assim acontece com o Coringa e com Harvey Dent também. E filme está repleto de boas atuações. Christian Bale retorna a usar a máscara do homem-morcego. Ele possui um domínio mais maduro sobre o personagem, se em “Batman Begins” ele forçava um pouco a voz quando interpretava o Batman neste a voz sai normalmente. Aaron Eckhart dar uma nova imagem a Harvey Dent que antes fora esquecida por completo por cineastas anteriormente.

Maggie Gyllenhhal agora substitui o papel que antes era da sem-sal Katie Holmes ela também cria uma essência que antes a personagem Rachael não tinha. E Heath Leadger está incrível e facilmente será indicado ao Oscar. Se você entender um pouco de inglês pare de ler as legendas por um minuto e repare nas expressões do ator, notará que ele erra diversas vezes o que torna o filme mais original. E sobre o vilão, não há piedade nele, nem truques como pistolas com bandeiras “Bang” esqueça isso do Coringa. Ele mata sem dó, sem truques medíocres, e se as crianças espera um palhaço brincalhão é melhor ficar em casa, pois o novo Coringa é de dar medo. As gargalhadas continuam e os diálogos marcantes, poucos deles já são vistos nos trailers.

Batman - O Cavaleiro das Trevas é um filme que não para durante seus 152 minutos de projeção. Duas cenas merecem destaques: a do caminhão na estrada e a do hospital, nelas não foram utilizadas nenhum tipo de efeito especial ou coisa do tipo, tudo ali foi de verdade, e estou falando de explosões. Incrível não?

Nolan parece ter ouvido as críticas anteriores e esqueceu o humor. O sarcasmo de Alfred continua, mas os diálogos engraçados (que são poucos) são inseridos com naturalidade, no momento certo, sem forçar a barra.

Terei que voltar pro cinema para anotar alguns diálogos. É tudo bem pensado, bem arquitetado e bem escrito pelos irmãos Nolan. Não esquecendo é claro a referência dos quadrinhos, se você teve a oportunidade de ler alguma Graphic Novel clássica do herói lembrará de vários momentos das principais: O Cavaleiro das Trevas; Batman: Ano Um; e A Piada Mortal. É claro que o filme não segue à risca as histórias citadas, teve suas alterações devida para dar o realismo do filme.

Com tantas qualidades, Batman – O Cavaleiro das Trevas só possui um defeito: saber que será difícil fazer um melhor. Mas não é impossível, com determinação e dinheiro chegam lá. E acabou essa mesmice de adaptações de quadrinhos. Depois desse filme os produtores de demais filmes terão de pensar em algo melhor depois de transpor para as telonas. Aguarde a crítica.

3 comentários:

  1. "O Cavaleiro das Trevas" é, sim, um belo filme. O elenco está muito bem, com destaque para Heath Ledger. Acho que a Maggie foi mal-aproveitada demais! E o roteiro poderia ser menos estendido.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente louca pra ver!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog. Já te linkei. ;)

    Esse filme dispensa comentários. É um sensacional pedaço de cinema, vibrante e poderoso, denso e pertubador. Ledger não sai da cabeça.

    Sua cobertura sobre os filmes ficou ótima. Acho que minhas cotações ficariam assim:

    O Cavaleiro das Trevas *****
    Begins *****
    Batman & Robin *
    Eternamente **
    O Retorno ***
    Batman ***

    Ciao!

    ResponderExcluir

Dê sugestões, idéias, fale sobre a postagem, critique. 1ª visita? Deixe seu nome, cidade e idade! Evite comentários anônimos, ofensivos ou spam. Se for sobre o filme, evite spoiler para que nenhum outro leitor veja acidentalmente. Assim que ler, responderei e publicarei aqui. Volte para ver a resposta. Obrigado pela Visita!