Blogroll

30 de ago. de 2008

A Múmia - Tumba do Imperador Dragão (2008)


Filme que completa a trilogia Blockbster "A Múmia", novamente trazendo o explorador e caçador de problemas Rick O'Connell enfrentando uma grande aventura. Dessa vez ele está em viagem à China acompanhado do filho (já grande) Alex (Luke Ford), quando eles despertam a múmia de Han (Jet Li), o primeiro imperador de Quin. Trata-se de uma entidade que fora amaldiçoada pela bruxa Zijuan (Michelle Yeoh) milhares de anos atrás e agora ameaça transformar o mundo num abismo. À dupla juntam-se também a esposa de Rick, Evelyn (Maria Bello, no lugar de Rachel Weisz) e o irmão dela, Jonathan (John Hannah).

Até onde vai a ambição das distribuidoras e produtoras hollywoodianos? Basta uma idéia dar certo e arrecadar rios de dinheiro, para criarem mais um filme, que na maioria das vezes é sem nenhuma precisão. A saga d’A Múmia nunca foi de grande alarde, mas fez sucesso o bastante para criarem uma continuação (?) que repete basicamente tudo o argumento dos filmes anteriores. Com pequenas diferenças. Só que é inegável a falta de criatividade ou idéias dos roteiristas que criam em certos momentos pequenos diálogos horríveis. Por exemplo: “Agora você governará... No inferno”, eca! O filme começa mancando, dá alguns tropeços até que cai, tornando-se apenas mais um entretenimento promíscuo, clichê e fútil. Os responsáveis por essa mediocridade são os mesmos roteiristas de Smallville; Alfred Gough, Miles Millar.

Substituí Stephen Sommers (que desempenhava seu papel apenas, sem nada de inovador) por Rob Cohen foi um erro. Ao menos Sommers não entrou nessa roubada, o mesmo não pode-se dizer para Maria Bello que substitui Rachel Weisz. A coitada não tem culpa se o filme é ruim! O que me levou a conclusão de não gostar desse filme foi pelo simples fato de terem produzido-o. Quando eu menos esperava anunciam que logo Jet Lee, seria o tal imperador dragão! Imhotep não assustava nem as criancinhas e o imperador Han muito menos. Em relação ao primeiro filme de 1999 e a continuação de 2001, o filme sai perdendo. A história troca as areias do Egito pelas da China. Embora fosse inevitável que uma mudança acontecesse neste aspecto. Mesmo com essa troca de cenário, quase não há mudanças. Uma sociedade à procura da Tumba do Imperador Dragão para libertá-lo, ao mesmo tempo que há outra sociedade para impedir isso.

É provável que muitos daqueles que foram ao cinema por terem gostado dos dois divertidos primeiros filmes da franquia saiam com uma sensação desagradável. As seqüências de ação podem até agradar a poucos, mas pra mim faltou uma trilha sonora pra ajudar. A trilha desse filme é um lixo, francamente. E pensar que A Múmia, muito já foi comparado com Indiana Jones. Esse filme mostra a distância que há entre ambos. E a primeira cena já comprova isso, quando Rick tenta pescar, os movimentos se assemelham ao de um chicote. Ato esse que sem querer comprova o que já sabemos: Rick O'Connell não chicoteia como o aventureiro.

E se há uma coisa em que o filme mais erra é na construção do personagem de Brendan, que ora Rick briga com o filho por ter violado um sítio arqueológico, ora brinca com um artefato raro nas mãos como se fosse uma criança. O roteiro é dúbio, medíocre e muita mancada. A resolução de situações com diálogos mesmo que para nós a imagem já é o bastante para entendermos, acontece várias vezes. O que antes era uma série descompromissada agora nos chama mais atenção pelos seus defeitos, antes até deixado um pouco de lado.

A MÚMIA: TUMBA DO IMPERADOR DRAGÃO
(The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor, EUA, 2008)
De Rob Cohen Roteiro: Alfred Gough, Miles Millar Com: Brendan Fraser, Jet Li, Maria Bello, John Hannah, Luke Ford. Aventura. 114 min.

9 comentários:

  1. Olá!
    Bom, como fã dos dois primeiros filmes da série, tenho que admitir que esperava bem mais de "A Múmia 3". O mais lamentável foi a saída da Rachel.

    Abraço
    Mateus

    ResponderExcluir
  2. Não há muito o que comentar. Esse sem dúvida é o pior da série e fica muito aquém do mais recente "Indiana Jones".

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu acho que foi desnecessário esse longa e quando amigos me chamaram eu disse logo: vou deixar pra DVD, não merece atenção no cine! Depois eles me falaram que é filme pra DVD mesmo!! Acertei na mosca!

    ResponderExcluir
  4. Acabei perdendo nos cinemas, mas não fiz muita questão. Acheis os dois primeiros divertidos, mas os comentários quanto a esse me assustaram.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  5. Eu nao faco questao desse ai, nao. serio.

    ResponderExcluir
  6. Rafael, eu tenho plena consciência de que sou a única blogueira cinéfila a gostar desta terceira parte de "A Múmia". Me diverti muito assistindo ao filme. E acho que gosto dele porque não conheço os longas anteriores.

    ResponderExcluir
  7. •Mateus, eu não esperava que fosse tirado muita coisa desse filme. Já sabia que vinha bomba por aí. A saída de Rachel Weisz foi lamentável.

    •Vinícius, nada a comentar mesmo. Esse é muito diferenciado dos outros. Talvez pela troca na direção do filme!

    •Robson, somos dois a achar o longa desnecessário. Filme 100% para DVD!

    •Wally, você não perdeu coisa alguma. Pelo contrário, você escapou dessa bomba aí!

    •Fabi, nem vá ver! Só se tiver interessada em saber o quaternto é ruím. Passe bem longe!

    •Kamila, sem dúvida você é a única que gostou do filme. Não nego que me diverti um pouco assistindo, mas gosto mais dos dois primeiros que são muito mais descompromissados. Assista os dois e depois diga o que achou do terceiro. ;DD!

    ResponderExcluir
  8. Poxa, passo batido por esse filme...
    no primeiro achei divertido, o segundo já achei dispensável.. agora nem me interesso pelo terceiro... é capaz de ve-lo somente qdo passar na tv mesmo e por curiosidade...
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. •Rodrigo, o filme só serve para entreter as pessoas na TV, só isso! Os primeiros até que são "assistíveis", mas quando assistimos o terceiro reparamos muitos mais nos erros dos filmes de 1999 e o de 2001.

    ResponderExcluir

Dê sugestões, idéias, fale sobre a postagem, critique. 1ª visita? Deixe seu nome, cidade e idade! Evite comentários anônimos, ofensivos ou spam. Se for sobre o filme, evite spoiler para que nenhum outro leitor veja acidentalmente. Assim que ler, responderei e publicarei aqui. Volte para ver a resposta. Obrigado pela Visita!