Blogroll

10 de fev. de 2011

Cisne Negro (2010)


O que esperar de Darren Aronofsky depois de sua empreitada em O Lutador? O filme mais deslocado de sua filmografia foi certamente um grande baque para quem já estava se acostumando a ver seus dramas psicológicos atraentes e sufocantes. O Lutador é a exceção de Aronofsky dotado de um estilo mais autoral, ainda que ousado e impactante.

A busca pela perfeição é tema constante em Cisne Negro, seu novo e aguardado filme. Darren entrega um filme intenso, atraente e magistralmente bem conduzido. É mais um daqueles filmes que buscamos infinitos meios de elogiá-lo. É preciso até ter cuidado para elogiá-lo adequadamente. Cisne Negro é uma daquelas obras que você sente obrigação de rever quantas vezes for necessário

O filme tem um inicio que tenta preparar o espectador para o que virá a seguir, mas mesmo assim é impossível não sentir sua paz perturbada pelos sofrimentos e anseios de Nina. Construído de uma forma impecável, a personalidade de Nina é ambígua propositalmente. O que presenciamos é como sua obsessão pela perfeição afeta sua vida e como o tratamento sufocante de sua mãe a atrasa. Quando é apenas Nina ela fica tão perdida quanto quem está encarando boquiaberto à projeção. Não que a confusão, se é que existe confusão, atrapalhe a apreciação. Aronofsky gosta de brincar com quem assiste a seus filmes, gosta de pisar em seus personagens para que em nenhum momento você sinta que está tudo bem.

O perfeccionismo extremo leva à paranoia de Nina; vemos que aos poucos ela se liberta tornando-se mais madura conforme vai mergulhando em seu universo obscuro. Seu grande problema é justamente esse: procurando pela perfeição ela acaba encontrando seu defeito. O cisne negro não exige tamanho controle. No início Nina parece uma garotinha de 12 anos e sua mudança ou ascensão é algo compreensível, supõe-se que o cisne negro sempre esteve presente e em seu momento mais vulnerável ele se manifestou.

Seu desafio é transparecer para o cisne negro a sensualidade que não tem. O fato de ser meiga só favorece seu desempenho como cisne branco e é Thomas e Nina que servem teoricamente como válvula de escape para essa libertação. Apenas conhecendo os prazeres sexuais ela poderia seduzir e ser o cisne negro tão bem quanto o cisne branco.

A técnica conhecida de Aronofsky é bem evidente. Aqui ele usa tomadas como em O lutador: mantém a câmera atrás da protagonista como se você fizesse parte daquilo, mais até, como se você fosse o próprio protagonista. E não é difícil se entregar ao filme. A elegância do balé é tão atraente, junto aos movimentos e a trilha sonora fantástica de Clint Mansell que de cara já sentimos um impacto tão agradável que é extremamente difícil colocar em palavras.

Sob a composição de Nina’s Dream a cena inicial já deixa claro o potencial do longa. Mas é com Opposites Attract que temos uma das cenas mais excitantes do filme mostrando a extrema sincronia que a trilha sonora tem com a projeção. Mesmo que a trilha possua compreensivelmente muito de O Lago dos Cisnes não se pode deixar de ovacionar Clint Mansell por suas composições.

E os espelhos estão presentes como meio de contar a história. Os espelhos são essenciais, tanto para construir o clima tenso e pesado quando para revelações. Esses reflexos tornam-se obrigatórios para a trama principalmente nos vinte minutos finais em que Aronofsky usa tomadas avassaladoras. Darren impressiona mesmo que não surpreenda na direção de seus coadjuvantes. Mila Kunis tão natural e à vontade em seu papel; Vincent Cassel tão elegante transparecendo a experiência e sensualidade; Barbara Hershey banalizada injustamente nas premiações foi certamente a maior surpresa no elenco, pois já era aguardado uma excelente atuação de Natalie Portman. A proteção exagerada da mãe de Nina é o que mais privava a personagem da libertação. Não esqueçamos também a curta participação de Winona Ryder dividindo com Portman uma das cenas mais chocantes do longa. Todos os holofotes são para Natalie Portman com muito merecimento.

Cisne Negro é sobre uma batalha interna contado de uma forma sombria e num ritmo fantástico. Até chegar ao ápice da perfeição (que é o ato final) quem está assistindo pensa que não pode ser melhor. Do prólogo até o epílogo Cisne Negro consegue ser perfeito e nesse caso a busca pela perfeição de Aronofsky não encontra nenhum erro. Creio que não seja em necessário comentar sobre a montagem e a fotografia quando esses dois aspectos se restringem a um simples adjetivo. No final, quando já estamos devastados, não é Nina que você grita repetidas vezes. É Natalie Portman.

Cisne Negro
(Black Swan, EUA, 2010)
Direção: Darren Aronofsky Roteiro: Mark Heyman, Andres Heinz, John McLaughlin Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder. Drama/Suspense. 108 min.

Indicações ao Oscar 2011: filme, direção (Darren Aronofsky), atriz (Natalie Portman), montagem, fotografia.

11 comentários:

  1. A obra-prima de 2010,Aronofsky usa todos os elementos cinematográficos a seu favor (o som e sua mixagem são formas brilhantes de contar sutilmente detalhes menores da história) e o resultado é encantador. A cena do Cisne Negro é de tirar o fôlego e Portman brilha!!!

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu começar dizendo que adorei o visual dos seus indicados ao Tulipa de Ouro, parabéns mesmo, me senti diante de uma TV, acompanhando o diretor da Academia e algum artista famoso anunciando os nomeados ao Oscar! :)
    Segundo, Black Swan, é como disse Cleber, a obra-prima de 2010. Impressionante como este filme funciona bem - desde O Retorno do Rei não me sinto tão impactado por um filme... É brilhante, em todos os sentidos... Muitos mereciam o Oscar aqui, não apenas Portman - e como me irrita terem esquecido de Barbara Hershey, Mila Kunis e Vincent Cassel, todos formidáveis!

    ResponderExcluir
  3. Acho fantástica a cena do Cisne Negro também, Cleber. E sim, também concordo que é a obra-prima do ano.

    Obrigado, Weiner, foi feito com muito cuidado. E sim, não apenas Portman merece ser ovacionada mas todo o conjunto: os coadjuvantes e a equipe técnica além, é claro dop gênio Aronofsky e os roteiristas.

    ResponderExcluir
  4. Um filme excelente e perturbador. O melhor da safra do Oscar 2011, até agora. Pena que não deve ganhar muitas estatuetas, com a exceção do merecido prêmio para a Natalie Portman.

    ResponderExcluir
  5. È de tirar o fôlego e consegue mostrar os bastidores do balé, com aquela rivalidade e pressão física e mental, não somente a parte perfeita das danças. E a Natalie brilha aqui. ;)

    ResponderExcluir
  6. Gostei da análise dos espelhos, uma sacada legal no teu texto. Enfim, todos parecem ter se rendido ao poder hipnotizante de Aronofsky. Sensacional.

    ResponderExcluir
  7. É realmente uma pena, Kamila, mas o prêmio que levará certamente é o mais merecido.

    Mayara, achei super interessante o que Aronofsky explorou em seu filme. E todos concordam que Natalie brilha.

    Obrigado, Luis. Eu, pelo menos, me rendi sem medo ao poder desse filme logo nos minutos finais ao som de Nina's Dream.

    ResponderExcluir
  8. Um filme realmente perturbador, inquietante e FANTÁSTICO!

    Merece todos os elogios! Aronofsky arrebentou, assim como a Portman!!! Melhor filme de 2011 até agora! Gostaria também que tivesse mais destaque no Oscar, junto com A Origem. Mããssss... o tempo fará isso.

    ResponderExcluir
  9. Rafael, tem um selo pra você no meu blog! Assim que possível, passe lá e dê uma olhada, ok? Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Belo texto! Ainda não vi, mas é o meu favorito no Oscar, por Portman, que eu adoro! Da série: ainda não vi, mas sei que vou gostar, sabe?

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo, Victor e queria que o filme ganhasse mais destaque no Oscar também assim como A Origem.

    Weiner, como você já deve ter visto eu já comentei que postarei o selo no blog assim que eu puder. :)

    Sei sim, Fabiana eu também me sentia assim antes de ver o filme!

    ResponderExcluir

Dê sugestões, idéias, fale sobre a postagem, critique. 1ª visita? Deixe seu nome, cidade e idade! Evite comentários anônimos, ofensivos ou spam. Se for sobre o filme, evite spoiler para que nenhum outro leitor veja acidentalmente. Assim que ler, responderei e publicarei aqui. Volte para ver a resposta. Obrigado pela Visita!