Blogroll

5 de mar. de 2008

Senhores do Crime (Eastern Promises, 2007)

“Senhores do Crime” é um filme eletrizante, indispensável para amantes do gênero. E no elenco feras como Viggo Mortensen e Naomi Watts ambos já trabalharam com o consagrado diretor Peter Jackson.

A Trama
O misterioso e carismático russo Nikolai Luzhin (Viggo Mortensen) é o motorista de uma das mais conhecidas famílias do Leste Europeu que atua no crime organizado de Londres. A família faz parte da irmandade do crime Vory V Zakone, dirigida por Semyon, proprietário do charmoso restaurante trans-siberiano, que encobre o núcleo frio e brutal da fortuna da família coordenada pelo inconstante e violento filho de Semyon, Kirill, que é mais ligado a Nikolai do que a seu próprio pai. mas a mascarada existência de Nikolai vem à tona, quando, no Natal, ele cruza o caminho de Anna Khitrova (Naomi Watts), uma parteira que trabalha em um hospital ao Norte de Londres. Anna está terrivelmente aflita por causa da desesperada situação de uma jovem adolescente, que morreu ao dar à luz a seu bebê. Ela resolve tentar traçar a linhagem do bebê para encontrar seus parentes.

O diário que a garota trazia com ela está todo escrito em russo e é nele que Anna busca suas respostas. A mãe de Anna Helen não a desencoraja, mas o irrascível tio russo, Stepan, lhe aconselha a tomar cuidado. E ele está certo ao fazer isso, pois, ao examinar o diário, Anna acidentalmente desencadeia a fúria da irmandade Vory. Enquanto Semyon e Kirill tentam manter as portas fechadas, Anna os pressiona cada vez mais com perguntas, e Nikolai inesperadamente vê sua lealdade dividida. A família aperta o cerco e ela já não sabe mais em quem pode ou não confiar. Muitas vidas – incluindo a sua própria – estão na balança que envolve uma angustiante corrente de morte e de fraude, e a vingança repercute nos esconderijos mais escuros de ambas as famílias e na própria cidade de Londres.

O Mundo do Crime
Ainda existe esperança no mundo cinematográfico em relação ao gênero crimes, em 2006 tivemos a obra prima de Martin Scorsese “Os infiltrados” que levou o Oscar. “Senhores do Crime” aborda temas delicados que em geral, sempre se erra nesses aspectos difíceis. O quase estreante David Cronenberg melhorou bastante seu trabalho. Viggo arrasa cada vez que aparece, consegue passar com muita perfeição um homem misterioso e violento. Os seus diálogos são incríceis e bem escritos, ficam na nossa cabeça por muito tempo.

Naomi Watts não fica pra trás, claro que fazer uma mulher carismática é a coisa mais fácil para atrizes de seu nível. O ruim é quando atrizes de terceira ao invés de parecerem carismáticas, parecem mais moscas-morta sem sal. Se não fosse o elenco, nada do que o filme queria realmente passar não seria possível. É interessante a história dos personagens que aos poucos vai sendo revelada. A máfia russa (Vory V Zakone) é mostrada com um realismo surpreendente em suas crenças e seus personagens analisados em detalhes.

Volto a dizer que David Cronenberg melhorou bastante seus trabalhos, fazendo essa obra magnífica. “Senhores do Crime” é um filme complexo longe de ser “da máfia”. O filme da destaque mais para seus personagens fabulosos e dá um crédito ao diretor Cronenberg colocando mais um filme, digamos, decente em sua filmografia.

COTAÇÃO: 4 estrelas

5 comentários:

  1. Galera voltei, mas as críticas vão sair mais atrasadas, ok?

    Comentem!!!

    ResponderExcluir
  2. pow eu gostei!!!

    adoro o genero !!

    ResponderExcluir
  3. Pow.. muito bom o blog..
    varios filmes..
    dica: posta ai o filme uma liçao de amor. i am sam
    filme muito bom
    valew..

    ResponderExcluir
  4. Hum... Irei assistir, só vendo pra saber se realmente vale a pena...



    Elogio: seu blog está massa!


    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. blogaço!! ta favoritado ja! entrei agora no mundo dos blogs. nao como escritor, somente como um mero leitor, ao menos por enquanto... gosto mto de cinema, mas nao sou do tipo q vai conferir o filme assim q estréia... gosto de acompanhar as criticas e opinioes antes de ir assistir; outro dia fui ver "Eu sou a lenda" e me decepcionei. uma das poucas vzs q nao me informei sobre a trama do filme antes de ir à sala de cinema.. se soubesse q era aquela 'viagem' de zumbis nem teria gastado meu suado dinheirim! abraço

    ResponderExcluir

Dê sugestões, idéias, fale sobre a postagem, critique. 1ª visita? Deixe seu nome, cidade e idade! Evite comentários anônimos, ofensivos ou spam. Se for sobre o filme, evite spoiler para que nenhum outro leitor veja acidentalmente. Assim que ler, responderei e publicarei aqui. Volte para ver a resposta. Obrigado pela Visita!