Blogroll

14 de mar. de 2011

Tulipa de Ouro 2011: Melhores Roteiros


A ORIGEM / Christopher Nolan
Para mim as experiências cinematográficas mais gratificantes, como espectador, foram em filmes em que eu não sabia o que esperar. Isso desde que assisti ao primeiro Star Wars quando ainda era criança, em 1977 o filme me levou numa jornada incrível. Eu acho que filmes assim, quando você senta e não sabe bem o que esperar, são os tipos de cinema mais empolgantes. São um enorme desafio, do ponto de vista do marketing, porque você precisa dar às pessoas o suficiente, uma razão para ir ao cinema assistir ao filme. Então estamos realmente tentando encontrar um equilíbrio e não aprisionar o filme em mistério ou algo assim. A melhor maneira de explicar o que é A Origem é assistir ao filme e entendê-lo e, espero, que realmente gostem dele. Falar sobre ele é meio complicado.
- Christopher Nolan
DEMAIS INDICADOS:
Brilho de Uma Paixão / Jane Campion
A Fita Branca / Michael Haneke
Um Homem Sério / Joel Coen, Ethan Coen
Toy Story 3 / Michael Arndt, John Lasseter, Andrew Stanton, Lee Unkrich

2009: Apenas Uma Vez
2010: Bastardos Inglórios


DIREITO DE AMAR / Tom Ford, David Scearce (Christopher Isherwood)
Acho que uma das coisas que mais aprecio em Isherwood é que ele não torna a sexualidade uma válvula de escape. Isherwood não sente a necessidade de fazer isso, mas seus personagens apenas são gays, eu não me defino pela minha sexualidade também. Penso em coisas que George não está enfrentando é a sua sexualidade. Ele está lutando com um monte de coisas, mas ele não está lutando com 'ser gay ou não', eu acho que ele está bastante feliz nesse aspecto. O roteiro era claro para mim.
- Colin Firth
DEMAIS INDICADOS:
Amor Sem Escalas / Jason Reitman, Sheldon Turner
Atração Perigosa / Peter Craig, Ben Affleck, Aaron Stockard
A Rede Social / Aaron Sorkin
O Segredo Dos Seus Olhos / Juan José Campanella, Eduardo Sacheri

2009: Sangue Negro
2010: Dúvida

4 comentários:

  1. ORDEM DE PREFERÊNCIA:
    ROTEIRO ORIGINAL
    A Origem
    Toy Story 3
    Um Homem Sério
    A Fita Branca
    Brilho de Uma Paixão

    ROTEIRO ADAPTADO
    Direito de Amar
    Atração Perigosa
    Amor Sem Escalas
    A Rede Social
    O Segredo Dos Seus Olhos

    ResponderExcluir
  2. Em roteiro original, para mim não há o que discutir: A ORIGEM é supremo. Em roteiro adaptado, eu escolheria COMO TREINAR O SEU DRAGÃO, meu filme favorito do ano passado junto ao de Nolan. Dos seus indicados, certamente o de DIREITO DE AMAR não seria minha escolha: acho o texto de longe o aspecto mais decepcionante do filme (que é belo, com ótimas atuações e bem dirigido, mas com um roteiro frágil).

    ResponderExcluir
  3. Adoro o roteiro inquietante de A ORIGEM. E dos demais indicados. Tenho um problema sério com Direito de Amar, não consigo me surpreender com o filme.

    ResponderExcluir
  4. "A Origem" merece realmente! E muito boa as artes da premiação Fael, devo dizer! hehehe

    ResponderExcluir

Dê sugestões, idéias, fale sobre a postagem, critique. 1ª visita? Deixe seu nome, cidade e idade! Evite comentários anônimos, ofensivos ou spam. Se for sobre o filme, evite spoiler para que nenhum outro leitor veja acidentalmente. Assim que ler, responderei e publicarei aqui. Volte para ver a resposta. Obrigado pela Visita!